quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Teste


Eu testei a receita do Chocorango e simplesmente AMEI!
Desde a primeira vez que li o post, fiquei tentadíssima, a minha foto não chega nem perto da original, então vale a pena olhar o post deles. Sei que não sosseguei enquanto não reproduzi a receita e estou realizada com o resultado. Fiz no meio da correria, então a aparência não ficou mesmo das mais convidativas, mas ficou delicioso.
Confesso que no começo achei que a massa fosse desandar, mas não é que ela fica macia, fofinha e muito gostosa?! Estou encantada com tudo. O recheio é surpreendente, de um sabor novo para mim, mas muito bom.
Enfim, não tenho nem o que dizer, só sei que preciso distribuir esse bolo, antes que eu mesma coma a outra metade que sobreviveu de ontem.

Vamos à receita...

Bolo com recheio de baunilha e morango

Massa
6 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo


Para regar
150ml de suco de laranja


Recheio e Cobertura de Baunilha e Morango
1 xícara de farinha láctea Nutry
3 xícaras de leite
2 favas de baunilha
130g de chocolate branco
300ml de creme de leite (18% de gordura)
4 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
250g de morango picado


Preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180˚C.


2. Na batedeira, bata os ovos e o sal, em velocidade máxima por 10 minutos ou até que dobre de tamanho e fique claro e fofo. Acrescente pouco a pouco o açúcar, sempre batendo em velocidade média. Ainda batendo em velocidade média baixa, acrescente a farinha (de preferência peneirada) e pare de bater imediatamente. Termine de misturar delicadamente com uma espátula com movimentos de baixo para cima, para não prejudicar o volume e leveza dos ovos batidos.


3. Despeje a massa em uma forma redonda de 22cm e leve para assar por aproximadamente 30 minutos ou até que inserindo um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Deixe esfriar sobre uma grade.


Recheio de Baunilha
4. Em uma panelinha, misture bem a farinha láctea com o leite. Raspe as sementinhas da fava de baunilha e acrescente à mistura, juntamente com a fava raspada. Cozinhe em fogo baixo até formar um creme grosso e homogêneo. Adicione o chocolate picado e misture para derretê-lo. Retire o creme do fogo e deixe esfriar com um plástico em contato com a superfície do creme, para que uma película durinha não se forme.


5. Depois de 15-20 minutos, quando o creme já estiver mais frio, acrescente o creme de leite e bata em velocidade alta até ficar bem aerado e cremoso e adoçe com o açúcar de confeiteiro (ou açúcar comum). Se achar necessário, acrescente um pouco mais de açúcar ou creme de leite, para formar um creme aveludado. Refrigere por no mínimo 1h30.


Montagem
6. Corte o bolo ao meio para rechear. Regue com metade do suco. Coloque um pouco do recheio, reservando uma parte para cobrir o bolo. Espalhe os morangos picados e cubra com a outra metade do bolo. Regue com o restante do suco e cubra com o restante do creme de baunilha, deixando escorrer pelas laterais do bolo. Decore com morangos inteiros e raspas de chocolate branco. Deixe na geladeira até o momento de servir.


Dicas: Para obter um bom resultado na massa do bolo, não deixe os ovos perderem o volume. Para facilitar, você pode misturar o açúcar com a farinha e acrescentá-los juntos em velocidade média baixa quando os ovos já estiverem bem aerados, desligando a batedeira em seguida e terminando de misturar a massa com a espátula, com movimentos de baixo para cima.
Se não tiver as favas de baunilha para o recheio, substitua-as por 1 colher (chá) de essência de baunilha no momento de bater o creme de farinha láctea com o creme de leite.



(receita tirada do site)

Um comentário:

Talita disse...

Oi, Dália. Puxa, você não tem idéia de como fiquei feliz ao ler seu comentário na postagem do bolo e agora, ao ler esse post!

Que bom que você gostou! Seu bolo ficou lindo, não ficou devendo nada, não, pro original.

Posso mostrar no "A Dália testou"?

Um grande beijo,

Talita