terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O Brasil perdeu...

... só pra variar.
Já estou acostumada a ser brasileira. A inflação caiu, mas o preço do pão continua alto. O Brasil é autossuficiente na produção de petróleo, mas a gasolina continua os olhos da cara. Produzimos etanol em larga escala, mal existem terras onde não haja plantação de cana em Goiás e mesmo assim o preço do álcool nunca foi tão abusivo. A economia nunca esteve tão bem mas o povo nunca esteve tão endividado.
Enfim... ser brasileiro é isso. Estar acostumado com palavras e poucas ações.
Não, pensando bem, ser brasileiro é muito mais que isso. É encontrar sempre um motivo para ser feliz, para sorrir apesar de.
Ontem meu dia foi contaminado por uma onda de tristeza. Sim, este post é sobre ele. Vi a entrevista do Fenômeno com lágrimas nos olhos. Não me interessa a verdade sobre o peso dele, não me interessam as opiniões, só o que me apetece verdadeiramente é que ele sempre será brasileiro, acima de tudo. Muito me interessa é que o Fenômeno é do grupo que nos faz sorrir apesar de tudo. Um grande homem, um grande menino, uma estrela em campo. Não sou corinthiana e nunca serei, sou fã apenas do Ronaldo, onde quer que ele jogue, aposentado ou não. Admiro sua força, garra e sinceridade. 
Ah, mas ele traiu a mulher, teve um filho fora do casamento e saiu com travestis. Sééério? E? E quem me garante que você também nunca fez nada disso? Quem garante que o seu caráter é digno de julgar o dele? Meus queridos, eu não estou aqui para colocar ninguém na fogueira. Alguém muito antes de mim já fez isso e não funcionou muito bem. O cara tem defeitos. Legal, eu também tenho. E sabe que eu o admiro ainda mais por isso? Não gosto de gente robô, gente que nunca deu uma bobeira na vida, gente que está sempre te olhando com olhos de perfeição. Eu gosto é disso mesmo, povo. Gosto de sentir o sangue que corre nas veias de cada um, gosto de quem perde o controle de vez em quando, gosto de gente que vive a própria vida sem dever satisfações a ninguém. Quer um exemplo? O Ronaldo veio jogar pelo Corinthians contra o Goiás e saiu falando que o MEU time era time de várzea. Me senti ofendida, mas não sei os motivos que ele teve para dizer isso, não sei em que momento ele disse e talvez ele se desculpasse se pudesse. Talvez tenha sido impensado. Talvez... Sei lá. Sei que não atingiu o orgulho que eu sinto por ele. Por outro lado, ele assumiu o filho e o trata com grande carinho, pelo menos é o que se pode perceber nas imagens. E imagens valem mais que mil palavras. Ponto a favor. É por motivos como esse que não é só o futebol dele que me encanta.
Eu sinto, Ronaldo. Sinto a sua dor. Sinto as suas lágrimas invadirem meus olhos. Sinto infinitamente pelo que perdemos com a sua aposentadoria. Mas sei que PARA VOCÊ será melhor assim. É, pra mim não será. Mas me compadeço. E demonstro aqui a minha fé, a minha gratidão por tudo.
Jamais me esquecerei da copa de 2002, dos gols contra a Alemanha e do seu corte de cabelo "inusitado". Ah, são tantos momentos inesquecíveis que eu nem poderia ficar aqui enumerando, senão ninguém lê o post, sabe?! 
Enfim...
Ronaldo, o Brasil agradece (pelo menos deveria) por tudo o que você fez por todos nós. Agradeço, pessoalmente, por nunca ter desistido e te desejo fé. Por que com ela você poderá ir sempre mais longe, voar sempre mais alto, ter sempre alguém com quem contar. Você não precisa de força, mas voto para que mantenha-se sempre erguido, que eu sei que sua missão não terminou. O futebol é só uma pequena parte do que você é. E desejo paz a você, aos seus filhos e a todas as pessoas que te cercam. Que Deus esteja ao seu lado sempre, como sempre.
...
E aqui ficam milhões de palavras não ditas. Porque nunca seria o bastante, por que meu coração te deseja muito mais. Você é membro perpétuo do time de brasileiros que me orgulham, que nos orgulham.
Parabéns por tudo. E obrigada por tudo.




Ps.: O Goiás não é time de várzea, o Ronaldo se equivocou redondamente. Mas às vezes parece mesmo, tipo agora.

Nenhum comentário: